Pular para o conteúdo principal

Nunca Mais

As atuais implantações colocam em pauta assuntos de resgate. Sem dúvida, o País está diante de seu momento de glória. O “merthiolate”aplicado sobre velhas feridas desfaz amarras importantes, que esquecidas, foram capazes de corroer silenciosamente o nosso sistema. A morosidade deu lugar à ação, que propõe uma nova política alicerçada em propostas combativas e menos covardes.
A começar pela plausível decisão do Supremo Tribunal Federal, que aprovou a constitucionalidade de cotas para negros no ensino superior. A atitude nos permitiu sair do lugar comum, livrou-nos do rótulo de democracia de desiguais e deu passos importantes rumo à igualdade e justiça.
De volta aos trilhos da racionalidade, assistimos a outra importante vitória. A recente nomeação dos integrantes da Comissão da Verdade firmou a consolidação de uma proposta corajosa, que faz justiça ao passado e resgata a história do País.
A certeza de que só se vence uma guerra estando nela nunca foi tão priorizada em nossa história. Preparados ou não, nos próximos anos estaremos no alvo. A ascensão econômica aliada ao posicionamento estratégico e às recentes conquistas são dilemas que também exigem da população uma maturidade muito maior. O velho conselho de mãe nunca nos vestiu tão bem, o alertar de que quanto mais poder se tem, mais responsabilidade se adquire nunca latejou tão forte em nossas veias.
Convencida a esticar o resgate referido ao universo cultural, aponto a “nova paixão musical” da juventude como importante sinalizador dessa teoria. A observável valorização do rap, o conceito atinge hoje uma autonomia jamais imaginada. Seu público “é todo mundo” e sua voz agora canta em todas as casas, sem limites sociais.
Diante de um cenário favorável e de ouvidos menos preconceituosos é que um dos maiores porta-vozes da periferia, Mano Brown, reforça a aceitação do momento e apresenta seu novo trabalho “Marighella”,a música homenageia o guerrilheiro morto na ditadura, Carlos Marighella e seu clipe será gravado na Ocupação Mauá.
Repare a semelhança dos fatos: cotas raciais, Comissão da Verdade, economia acessível, ascensão do rap, Mano Brown, Carlos Marighella e ditadura.
A contestação é inevitável. Estamos diante de um cenário que privilegia a reparação dos estragos do passado. Finalmente, podemos afirmar que vivemos em um País cuja história é valorizada, em um País cujos ídolos não são mais importados. Somos uma nação que ao afirmar sua conquista econômica afirma também sua conquista histórica e cultural.
(Mani Jardim)

Postagens mais visitadas deste blog

Rabiscos

Sinto-me como um equilibrista em seus primeiros meses de treino. Caio, levanto, depois caio novamente. Não é fácil. Na verdade, é bem difícil treinar um novo andar, um andar em duas pernas. O mundo segue, os problemas chegam e ninguém espera você aprender a ser singular. Mas, com o tempo, as luzes apagam e acendem e você começa a gostar mais desse novo estar. Como uma peça de quebra-cabeça que ainda não se encaixou completamente, mas está perfeitamente posicionada no seu vazio ideal, na porta de entrada da sua própria caverna interior! Você olha pra dentro e percebe que, de verdade, você nunca esteve ali. Não assim, tão entregue, tão livre, com tanto tempo pra perder.  Tem tantas coisas para arrumar, mas você caminha aos poucos... Coloca um vaso de flor na janela dos olhos, uma nova toalha na cortina da alma. E assim segue... Com uma felicidade tímida no canto do rosto e uma estranheza gostosa, como quando acaba de desencaixotar a mudança.  Se distrai um pouco e inesperadament

No Brasil- Sarah Burton, Diretora criativa da Alexander McQueen

Sarah Burton chega ao Brasil, a estilista inglesa será uma das palestrantes do seminário Hot Luxury. A conferência sobre o segmento de luxo terá ainda a participação de Carolina Herrera, Diane von Furstenberg e Francisco Costa, entre outros.

Trace a sua linha!

Aprenda a ser tolerante, mas não tolere tudo! O limite que você impõe, assume a proteção da sua própria responsabilidade emocional. Não hesite em proteger-se! ( Mani Jardim - trecho de A Fresta de Minha Fossa Abissal )