Pular para o conteúdo principal

A Era do Espírito


“Tudo é nada. Até que um dia você descobre que aquele nada era seu Tudo”. Questionar a vida, a existência, a dor, a felicidade. Seria a felicidade um intervalo? Seria o sofrimento um desengano? Irrespondíveis (ou não), a verdade é que as emoções são inerentes do homem. Do homem bom e do homem mau. Estar feliz não é o mesmo que permanecer feliz. Mas então qual o sentido deste sentimento tão abrupto e veloz? Não sabemos. O que fica é a consciência de que tudo é passageiro, instantâneo. A felicidade e a tristeza são instantes, o que nos resta é a memória. E o comportamento de que algo incessantemente precisa ser resgatado.

Resgatamos os traumas, os amores, os dias felizes. Ou seja, o que define a vida não são as emoções e sim as lembranças.

Independente da particularidade que traz a busca de cada um, o ser humano é absolutamente complexo. Paradoxalmente carrega o status de original e igual.

Seria esta a Era do Espírito, uma vez que nos posicionamos em um caminhar em que a grande maioria acredita que o cenário atual é verdadeiramente pior do que qualquer outro? Tempos de crise, tempos de estiagem, tempos de revolta coletiva. E agora, o que faremos? Talvez seja este o momento de olhar pra dentro. Um “olhar pra dentro” que transborda. Que alcança o Universo, uma vez que ultrapassa a borda do ego.

Ter menos para gastar ou aprender a conviver com menos? El Niño ou consciência de que precisamos de mais árvores? Estiagem ou respeito ao meio ambiente e abandono do desperdício? Talvez esta seja a era que tanto esperamos. O despertar!

Nós já nos dedicamos à sobrevivência, à guerra, à tecnologia. Mas nós nunca – jamais – estivemos no tempo que se orienta pela prática do “dedicar-se ao espírito, ao todo”. Quem busca uma vida mais saudável, acaba de voltar de uma experiência que só lhe rendeu doenças. Quem olha para os animais com mais compaixão está descobrindo o amor. Quem vive com menos aprende a dominar sua insatisfação. As temperaturas elevadas indicam a necessidade do verde. Visto que as alternativas criadas por meio da tecnologia, como o uso o ar-condicionado, por exemplo, caíram por terra ao indicarem a falta da água como efeito colateral.

A consciência está despertando. Apontando um novo caminho. Um caminho que diz “não” ao desperdício. Um caminho que não dispensa os recursos, o tempo, a vida. Vivamos esta nova e única oportunidade de valorizar!

   (Mani Jardim - trecho de A Fresta de Minha Fossa Abissal) 

Postagens mais visitadas deste blog

Rabiscos

Sinto-me como um equilibrista em seus primeiros meses de treino. Caio, levanto, depois caio novamente. Não é fácil. Na verdade, é bem difícil treinar um novo andar, um andar em duas pernas. O mundo segue, os problemas chegam e ninguém espera você aprender a ser singular. Mas, com o tempo, as luzes apagam e acendem e você começa a gostar mais desse novo estar. Como uma peça de quebra-cabeça que ainda não se encaixou completamente, mas está perfeitamente posicionada no seu vazio ideal, na porta de entrada da sua própria caverna interior! Você olha pra dentro e percebe que, de verdade, você nunca esteve ali. Não assim, tão entregue, tão livre, com tanto tempo pra perder.  Tem tantas coisas para arrumar, mas você caminha aos poucos... Coloca um vaso de flor na janela dos olhos, uma nova toalha na cortina da alma. E assim segue... Com uma felicidade tímida no canto do rosto e uma estranheza gostosa, como quando acaba de desencaixotar a mudança.  Se distrai um pouco e inesperadament

No Brasil- Sarah Burton, Diretora criativa da Alexander McQueen

Sarah Burton chega ao Brasil, a estilista inglesa será uma das palestrantes do seminário Hot Luxury. A conferência sobre o segmento de luxo terá ainda a participação de Carolina Herrera, Diane von Furstenberg e Francisco Costa, entre outros.

Trace a sua linha!

Aprenda a ser tolerante, mas não tolere tudo! O limite que você impõe, assume a proteção da sua própria responsabilidade emocional. Não hesite em proteger-se! ( Mani Jardim - trecho de A Fresta de Minha Fossa Abissal )